Dosalid é um anti-helmíntico de largo espectro para o tratamento de infecções causadas por céstodos e nemátodos em cães.
Foi demonstrado ser eficaz contra os seguintes parasitas adultos: Céstodos (Dipylidium caninum, Taenia
hydatigena, Taenia pisiformis e Echinococcus granulosus), Ascarideos (Toxocara canis e Toxascaris leonina) e Ancilostomídeos (Uncinaria stenocephala e Ancylostoma caninum)
Substância activas: Epsiprantel e Pirantel
Posologia e via de administração:
Dosalid está indicado apenas para administração oral. O jejum não é necessário nem recomendado.
A dose recomendada é de 10,5 mg/Kg, que corresponde a 5,5 mg/Kg de epsiprantel e 5,0 mg/Kg de pirantel (sob a forma de pamoato).
Cachorros: Os cachorros devem ser tratados às 2-4 semanas de idade e depois em intervalos mensais até aos 6 meses de idade. No caso de cachorros que se sabe estarem gravemente infectados com T.canis podem ser necessárias doses repetidas, isto é, durante 2 a 3 dias consecutivos.
Adultos: O tratamento deve ser semestral ou, se necessário e por indicação do médico veterinário assistente, mais frequentemente para controlar os céstodos(mensal). No caso de uma infecção por E.granulosus é recomendado um segundo tratamento, devido à sua elevada patogenicidade para o Homem.
Cadelas a amamentar: Tratar durante o início da lactação.
Deve-se considerar com precaução o controlo de re-infecções de cães usando de atenção minuciosa à higiene e controlo de hospedeiros intermediários como pulgas e acesso a alimentos eventualmente contaminados (ex. coelho bravo crú).