Vectra Felis

Vectra Felis (dinotefurano / piriproxifeno) Resumo do Vectra Felis e das razões por que está autorizado na UE
O que é o Vectra Felis e para que é utilizado?
O Vectra Felis é um medicamento veterinário utilizado para o tratamento e a prevenção de infestações por pulgas em gatos. Também previne a eclosão de ovos de pulgas e a multiplicação de pulgas no ambiente do animal.
Como se utiliza o Vectra Felis?
O Vectra Felis está disponível na forma de solução para unção punctiforme num aplicador e pode ser obtido sem receita médico-veterinária. O conteúdo de um aplicador cheio de Vectra Felis é aplicado diretamente na pele do gato, depois de afastado o pelo, na base da nuca. Recomenda-se que os gatos sejam tratados à noite. Uma única administração de Vectra Felis previne a infestação por pulgas durante um mês e bloqueia o ciclo de vida das pulgas, prevenindo a infestação no ambiente do gato durante três meses. A necessidade de repetir o tratamento e o intervalo de tempo entre tratamentos devem ser avaliados por um médico veterinário.
Como funciona o Vectra Felis?
O Vectra Felis é um ectoparasiticida, ou seja, mata os parasitas que vivem na pele ou no pelo dos animais, como pulgas e carraças que se alimentam da pele destes.
O dinotefurano é um inseticida (mata insetos) que atua sobre os recetores (alvos) nicotínicos da acetilcolina do sistema nervoso dos insetos. O piriproxifeno é um regulador do crescimento dos insetos que interrompe o ciclo de vida das pulgas, tanto ao induzir a deposição de ovos inférteis, como ao bloquear o desenvolvimento de pulgas em estádios juvenis para adultos.
Quais os benefícios demonstrados pelo Vectra Felis durante os estudos?
A eficácia do Vectra Felis contra pulgas foi investigada num grande número de estudos de laboratório e num estudo de campo.
O estudo de campo incluiu 129 gatos com infestações por pulgas que foram tratados uma vez por mês, durante três meses consecutivos, com o Vectra Felis ou com um outro medicamento para unção punctiforme contendo duas substâncias diferentes, fipronilo e o (s)-metopreno, que controlam as

Vectra Felis (dinotefurano / piriproxifeno) EMA/206131/2014 Página 2/2pulgas. O Vectra Felis foi tão eficaz como o medicamento comparador e reduziu o número de pulgas em 91 % ao longo do período do estudo de 84 dias.
Quais são os riscos associados ao Vectra Felis?
Os efeitos secundários mais frequentes associados ao Vectra Felis (que podem afetar 1 em 1000 gatos) são uma ligeira descamação da pele, vermelhidão temporária e comichão ou uma perda temporária de pelo no local de aplicação. Estes sinais desaparecem habitualmente de forma espontânea sem tratamento.
O uso do Vectra Felis está contraindicado em gatos ou gatinhos com peso inferior a 0,6 kg.
Para a lista completa dos efeitos secundários comunicados relativamente ao Vectra Felis, consulte o Folheto Informativo.
Quais as precauções a tomar pela pessoa que administra o medicamento ou entra em contacto com o animal?
As mãos devem ser cuidadosamente lavadas após a utilização.
Deve evitar-se o contacto com a pele, os olhos ou a boca.
Em caso de derrame acidental em pele, deve lavar-se imediatamente a área com sabão e água.
Em caso de contacto acidental com os olhos, estes devem ser lavados com água, mantendo as pálpebras abertas, durante um período de tempo suficiente.
Se a irritação cutânea ou ocular persistir ou se o medicamento veterinário for acidentalmente ingerido, procure de imediato assistência médica e mostre o folheto informativo ou o rótulo ao médico.
As pessoas com hipersensibilidade (alergia) conhecida a qualquer um dos componentes devem evitar o contacto com o medicamento veterinário.
As pessoas não devem manipular os gatos tratados durante pelo menos oito horas após a aplicação do medicamento veterinário. No dia do tratamento, os gatos tratados não devem ser autorizados a dormir com os donos, especialmente crianças.
Os aplicadores usados devem ser eliminados de imediato e deixados fora da vista e do alcance das crianças.
Por que foi autorizado o Vectra Felis na UE?
A Agência Europeia de Medicamentos concluiu que os benefícios do Vectra Felis são superiores aos seus riscos e que pode ser aprovado para utilização na UE.
Outras informações sobre o Vectra Felis
Em 6 de junho de 2014, o Vectra Felis recebeu uma Autorização de Introdução no Mercado, válida para toda a União Europeia.
Para informações adicionais sobre o Vectra Felis consulte o sítio Internet da Agência em: ema.europa.eu/medicines/veterinary/EPAR/vectra-felis.

Escolha uma variante:

A partir de 7,00 €